CHEGOU A HORA DO LANCHE!
Em Flor do Sertão, a merenda escolar do Centro Educacional Infantil Padre Luís Muhl (Creche) é um exemplo de como a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, nutricionistas e a agricultura familiar pode resultar em refeições de qualidade para as crianças.
A alimentação escolar oferecida na unidade é cuidadosamente planejada para atender às necessidades nutricionais dos alunos, com uma ênfase em produtos frescos e produzidos pela agricultura familiar do município, contribuindo para uma alimentação variada e equilibrada.
Com o compromisso de garantir refeições balanceadas e nutritivas, o cardápio da creche é planejado por uma nutricionista, que trabalha em parceria com os produtores rurais da região para garantir que os alimentos sejam de alto valor nutricional e frescor. A combinação de alimentos produzidos localmente proporciona uma dieta rica para o desenvolvimento saudável das crianças.
Entretanto, duas frutas essenciais, a maçã e a banana, não fazem parte da agricultura familiar local. Esses itens precisam ser adquiridos de fornecedores externos, já que não são cultivados em maior escala em Flor do Sertão. Apesar disso, a escolha por frutas frescas e de boa qualidade mantém o padrão de excelência da alimentação escolar oferecida aos pequenos.
Atualmente, a creche atende em torno de 30 crianças no “Plantão” — um atendimento que garante a elas quatro refeições diárias. Contudo, o número de alunos deverá aumentar a partir de 10 de fevereiro, quando as demais crianças começarão a serem atendidas, o que ampliará ainda mais a demanda pela merenda escolar. Com isso, a creche se prepara para atender um número ainda maior de crianças com a mesma qualidade alimentar, graças à parceria consolidada com a agricultura familiar e ao trabalho contínuo da Secretaria de Educação e da nutricionista.
A agricultura familiar desempenha um papel fundamental nesse processo, pois além de fornecer produtos frescos e de alta qualidade, fortalece a economia local e garante o escoamento da produção dos pequenos agricultores da região. A Secretaria Municipal de Educação, por sua vez, tem coordenado o processo de aquisição e distribuição dos alimentos, sempre com a preocupação de garantir que os produtos atendam aos critérios nutricionais e à qualidade exigida para a alimentação escolar.
A presença da nutricionista é outro diferencial importante. Ela é responsável por criar um cardápio saudável e variado, além de acompanhar o impacto da alimentação no crescimento e desenvolvimento das crianças.
E o resultado deste brilhante trabalho é um banquete saboroso e fresquinho para nossas crianças.